Atenção aos cânceres que afetam o aparelho reprodutor feminino

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Atenção aos cânceres que afetam o aparelho reprodutor feminino

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, as previsões iniciais de diagnósticos de câncer para 2014 apontavam para o câncer de mama como o tipo que mais atingiria as brasileiras este ano. Mas a relação abaixo também alerta para a manifestação da doença em outros órgãos, entre eles, os que integram o aparelho reprodutor feminino. Por isso, recorremos ao maior portal de saúde e bem-estar do Brasil para esclarecer um pouco mais sobre esses tipos de câncer que afetam a saúde da mulher.

 post-canceresNúmeros arredondados para 10 ou múltiplos de 10. 

Lembrando que o aparelho reprodutor feminino é formado por um órgão externo (vulva) e outros internos (vagina, útero, trompas de falópio e ovários), a ginecologista entrevistada pela equipe do o Minha Vida destaca alguns dos sintomas mais comuns em cada tipo de câncer. Confira:

Câncer do colo do útero: “muitas vezes está relacionado à infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco associados, como tabagismo, uso de pílulas, higiene inadequada, mudança frequente de parceiros e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais. Em relação aos sintomas, o câncer de colo de útero geralmente provoca corrimento vaginal (às vezes sanguinolento), sangramento nas relações sexuais e dor pélvica em casos mais avançados”.

Câncer de endométrio (corpo do útero): “geralmente está relacionado a desequilíbrios hormonais, obesidade na perimenopausa e menopausa, diabetes e pressão alta. Esse tipo de câncer também pode ser induzido pelo uso inadequado de terapia hormonal para tratamento de sintomas da menopausa”.

Câncer de vulva: “na mulher jovem, o câncer de vulva, muitas das vezes, aparece relacionado à infecção pelo HPV. Nas mulheres mais velhas, pode evoluir a partir da coçadura crônica causada por alterações da pele da vulva. Esse tipo de câncer apresenta como principais sintomas, além das coceiras crônicas, o aparecimento de úlceras, feridas ou gânglios na região inguinal”.

 

Câncer do ovário: nesse caso, “o fator hereditário é bastante determinante, apesar da doença também se manifestar frequentemente em mulheres que não engravidaram, são inférteis e fizeram múltiplos tratamentos para indução de ovulação. Embora estes não sejam os fatores causais, aumentam o risco”.

 

Como sempre, prevenção é o melhor aliado! Por isso, a partir da primeira menstruação, é recomendável que a mulher crie o hábito de consultar um ginecologista regularmente.