Câncer e namoro: como reagir?

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Câncer e namoro: como reagir?

Você sabe que, embora hoje os tratamentos estejam avançados, no começo a palavra ‘câncer’ pode assustar, certo?

Por isso dê tempo para que seu par processe a informação. Cada pessoa tem seu ritmo – lembre-se de como foi com você mesma. Provavelmente seu par vai ter um monte de dúvidas em relação a sua doença e sobre como isso afetará você e vocês.

Tente ser o mais honesta, realista e calma possível. Há pessoas que, infelizmente, não estão prontas ou não querem lidar com esse tipo de situação. Mas se esse não for o caso, você provavelmente encontrou alguém que vale a pena seguir em frente. 😉

 

Com quem falar?

Escolher com quem compartilhar seu diagnóstico é uma decisão particular – você não é obrigada a nada! Algumas são mais seletivas e contam para poucas pessoas, enquanto outras acabam compartilhando com todo mundo.

O mais importante é saber que você não precisa falar disso o tempo todo, nem com todo mundo. Apesar do câncer, e seu tratamento, acabar ocupando uma grande parte da sua vida, ele não define quem você é. 😉 Então ele não precisa interferir no seu relacionamento.

 

Quando contar?

Atenção à sua intuição: ela vai te dizer quando for a hora. Pode ser em um jantar ou até mesmo durante uma caminhada. Pode ser espontâneo ou você pode se planejar para contar.

Relacionamentos saudáveis se baseiam na honestidade, confiança e apoio – e não existe nenhuma razão para você omitir o diagnóstico.

 

Como contar?

Seja honesta. Quando você decidir falar sobre o seu diagnóstico e tratamento, o mais importante é fazê-lo com honestidade. Como você já deve ter percebido, o câncer não afeta apenas a paciente, mas também aqueles que a rodeiam.

Seu par tem o direito de saber a real situação e como ela pode afetar a vida de vocês dois. Uma relação boa sai ainda mais fortalecida quando há confiança e cumplicidade.