Cuidados com as mãos*

Entre as dicas do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, estão lições dedicadas especificamente às unhas, que podem ganhar escamas, rachaduras levantadas e até mudar de cor por causa do tratamento quimioterápico. Resultado: ficam mais frágeis e sensíveis. Mas isso pode ser temporário, então, paciência e atenção aos cuidados necessários! Durante o tratamento, aconselha-se manter as unhas sempre curtas e bem aparadas. Além disso, vale adotar os seguintes cuidados no dia a dia:

cuidados-unhas

Use luvas ao lavar louça e evite manter as mãos sob a água por muito tempo. Assim, evita-se infecções fúngicas.

Se notar sinais de inflamação ou infecção escura, informe o seu médico. Se a unha sofrer escamação, também reporte o problema a ele.

Use um removedor para retirar o esmalte.

Não corte as cutículas, empurre-as para trás.

Tenha seus próprios utensílios, mantendo-os sempre esterilizados. Mesmo que conte com uma manicure profissional, adote o seu kit pessoal.

Para prevenir o ressecamento da pele, utilize creme de cutícula ou hidratante.

Lembre-se de só lixar as unhas a seco, adotando o formato de sua preferência. Mas evite lixar muito os lados para não ferir acidentalmente a lateral.

Na hora de pintar as unhas, use apenas esmaltes livres de formaldeído ou hipoalérgicos.

Escolha um esmalte leve e uma base para aumentar a permanência.

Após hidratar as cutículas, retire o excesso de creme para melhor fixação do esmalte e da base.

Evite unhas artificiais durante a quimioterapia.

* Importante! Lembre-se sempre de consultar o seu médico sobre os cuidados necessários para o seu tratamento específico. Ele pode orientar, por exemplo, quais produtos podem – ou não – ser utilizados.

Estas e outras dicas de beleza estão disponíveis no Guia de Beleza do site do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”.