Novo estudo conclui: mulheres podem engravidar após tratamento sem risco do câncer reaparecer

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Novo estudo conclui: mulheres podem engravidar após tratamento sem risco do câncer reaparecer

Depois de acompanhar pacientes durante 10 anos, no maior levantamento já realizado sobre o tema, cientistas concluíram que engravidar ao fim do tratamento para a doença não aumenta as chances dos tumores reaparecerem.

Metade das mulheres com diagnóstico de câncer de mama querem ter filhos. E esse é um universo com tendência de crescimento, numa realidade onde a gestação é cada vez mais tardia. Porém, só uma em cada 10 delas realiza essa vontade, pois cerca de 60% a 70% dos tumores de mama têm receptor os hormônios femininos estrógeno e progesterona. Ou seja, são “alimentados” por eles. E durante a gravidez há o crescimento desse produção hormonal.

O estudo acompanhou 1.207 mulheres com menos de 50 anos que tiveram câncer de mama cujos tumores não haviam se espalhado por outras partes do corpo. A maioria delas, 57%, tinha câncer RE-positivo, ou seja, com receptores de hormônios. Ao longo do acompanhamento, 333 engravidaram após o tratamento. Em comparação com aquela sem gestação, não foi encontrada nenhuma diferença na sobrevida sem o câncer. Dentre aquelas mulheres cujos tumores não tinham receptores hormonais, também foi demonstrada uma chance 42% menor de morte.

 

Via Diário de Pernambuco