Outubro Rosa lembra autoexame de mama

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Outubro Rosa lembra autoexame de mama

Dedicado à conscientização da importância da prevenção frente ao câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa reforça também a mobilização das mulheres para a realização do autoexame de mamas. O site do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer lembra que “80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer. Para fazer o autoexame, siga as orientações dos especialistas.

“No Chuveiro ou Deitada – Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda”.

“Diante do Espelho

autoexame-1

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

autoexame-2

Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

autoexame-3

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração.

autoexame-4

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer”.

autoexame-5

O site do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer explica ainda o que procurar com os autoexames: “caroços (nódulos); abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio), ou secreções mamilares existentes”. Além disso, vale destacar também as demais orientações apresentadas:

* O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

* O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

* O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

* O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.