Instituto Abihpec

FAQ

Sobre o Instituto Abihpec

1. O que é o Instituto ABIHPEC?

É uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) de forma mais adequada. Vale lembrar que o Instituto ABIHPEC é uma associação civil, sem fins lucrativos.

2. Quando foi criado?

O Instituto ABIHPEC foi criado em dezembro de 2013.

3. Quais são os seus objetivos?

Nos últimos anos, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos vem apresentando significativo desenvolvimento. Ciente de suas responsabilidades para com a sociedade brasileira que o apoia, o setor também vem desenvolvendo iniciativas capazes de devolver à sociedade parte dos resultados aferidos em forma de projetos sociais. Para melhor abrigar esses projetos e proporcionar um conjunto organizacional e legal para desenvolvimento dos mesmos, a ABIHPEC criou o Instituto ABIHPEC.

4. Quais são as empresas que integram o Instituto ABIHPEC?

O Instituto ABIHPEC foi constituído originalmente por 25 sócio-fundadores, empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Atalanta Laboratórios e Cosméticos Ltda. (Payot), AVON Cosméticos Ltda., Chemyunion Química Ltda., Chimica Baruel Ltda., Cless Ltda., Colgate-Palmolive Comercial Ltda., De Sírius Cosméticos Ltda. – EPP, FAV 105 Fragrances Ltda., Firmenich & Cia. Ltda., Gojo América Latina Ltda., Hypermarcas S.A., Johnson & Johnson do Brasil Ind. Com. Prod. Saúde Ltda., Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda., Laboratório Sklean do Brasil Ltda. (Mahogany), Linus Soluções Inteligentes em Gestão Ltda., Lipson Cosméticos Ltda., M Cassab Comércio e Indústria Ltda., Mary Kay do Brasil Ltda., Maxibrasil Indústria de Cosméticos Ltda., Natura Cosméticos S.A., Phisália Produtos de Beleza Ltda., AQIA, Procosa Produtos de Beleza Ltda. (L´Oréal), SS Comércio de Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal Ltda. (Jequiti) e Unilever Brasil Ltda.

5. O Instituto ABIHPEC está aberto à participação de empresas de outros setores ou até mesmo da sociedade civil? Como?

Sim, o Instituto ABIHPEC está aberto às empresas e/ou pessoas que tenham afinidades com as causas defendidas.

6. A atuação do Instituto ABIHPEC acontece por meio de ações nacionais ou está restrita à uma determinada região do país?

A atuação do Instituto ABIHPEC tem alcance nacional, a partir dos projetos e das ações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

7. Quais são os projetos desenvolvidos pelo Instituto ABIHPEC?

Atualmente, o Instituto ABIHPEC conta com dois projetos: o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”.

Desenvolvido em associação ao internacional “Look Good Feel Better®”, o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” é destinado às mulheres em tratamento oncológico que participam de oficinas de automaquiagem, cujo objetivo é restabelecera autoestima, prejudicada pelos efeitos do tratamento na aparência, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e melhores condições para a luta contra a doença.

Já o “Pedofilia: não feche os olhos para isso” busca conscientizar à sociedade para a importância de identificar e denunciar casos de abuso sexual contra crianças. Para isso, o projeto utiliza as redes sociais para propagar sua mensagem, trazendo orientações e incentivando a denúncia por meio dos órgãos competentes.

Sobre o Instituto Abihpec

1. O que é o projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”?

O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” é um projeto social coordenado pelo Instituto ABIHPEC, que visa melhorar a autoestima de pacientes portadores de câncer. A iniciativa replica no Brasil do internacional “Look Good Feel Better®”, que teve início há 25 anos nos Estados Unidos. Assim, o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” promove oficinas de auto-maquiagem às mulheres em tratamento oncológico, em instituições de saúde parceiras, que atendem predominantemente pacientes do SUS.

2. Desde quando existe este projeto?

O projeto foi introduzido no Brasil pelo Instituto ABIHPEC, em novembro de 2011.

3. Quais são os resultados alcançados até o momento?

Em mais dois anos o projeto já realizou 150 oficinas, atendendo mais de 1.250 pacientes de 12 hospitais parceiros. Nesse período, foram 450 horas de oficina, 1,5 hora/homem de trabalho dos voluntários, e mais de 40 mil produtos distribuídos gratuitamente. Vale ressaltar, porém, que o Instituto ABIHPEC vem promovendo o crescimento do projeto que, em breve, deve atender cerca de 1.500 pacientes por ano.

4. Que empresas participam do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”?

Os 25 sócios-fundadores do Instituto ABIHPEC: Atalanta Laboratórios e Cosméticos Ltda. (Payot), AVON Cosméticos Ltda., Chemyunion Química Ltda., Chimica Baruel Ltda., Cless Ltda., Colgate-Palmolive Comercial Ltda., De Sírius Cosméticos Ltda. – EPP, FAV 105 Fragrances Ltda., Firmenich & Cia. Ltda., Gojo América Latina Ltda., Hypermarcas S.A., Johnson & Johnson do Brasil Ind. Com. Prod. Saúde Ltda., Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda., Laboratório Sklean do Brasil Ltda. (Mahogany), Linus Soluções Inteligentes em Gestão Ltda., Lipson Cosméticos Ltda., M Cassab Comércio e Indústria Ltda., Mary Kay do Brasil Ltda., Maxibrasil Indústria de Cosméticos Ltda., Natura Cosméticos S.A., Phisália Produtos de Beleza Ltda., AQIA, Procosa Produtos de Beleza Ltda. (L´Oréal), SS Comércio de Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal Ltda. (Jequiti) e Unilever Brasil Ltda.

O quadro de sócios-patrocinadores do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” conta ainda com a participação das empresas Maxbrasil, P&G, Skala, Vizcaya, Loccitane, Belcorp, Belliz, Grupo Boticario, New Visual Hair, Felicitta Look, Italian Hair Tech e HD Perucas.

5. O projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” depende também da colaboração de voluntários. Como acontece o processo de voluntariado?

Essa também é uma parte importante do projeto e o voluntariado está relacionado, principalmente, aos maquiadores profissionais e assistentes das oficinas. Para participar do projeto, basta se inscrever por meio do site do projeto, ou entrando em contato por telefone com o Instituto ABIHPEC ou informando-se com a equipe do projeto em oficinas e eventos que esteja presente. Após a inscrição, o voluntário passa por um curso no Centro de Voluntariado de São Paulo e outro específico de maquiagem oferecido pelo Instituto ABIHPEC.

6. Quantos voluntários atuam no “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”? Como é essa participação?

Contamos com cerca de 90 inscritos, sendo 38 voluntários ativos.

7. Como os profissionais podem se candidatar para atuarem voluntariamente do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”?

Qualquer pessoa pode se candidatar, entrando em contato com Instituto ABIHPEC pelo telefone (11) 3372-9866 (falar com Impéria ou Eduarda) ou acessando a área de voluntário do site (http://debemcomvoce.org.br/participe/quero-ser-voluntario/) e a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/Debemcomvoce?fref=ts.

8. Quais são os hospitais parceiros?

CRSM – Pérola Byington, Santa Casa São Paulo, IBCC – Instituto Brasieliro de Controle do Câncer, IPC – Instituto Paulista de Cancerologia, A.C. Camargo Center Câncer, CONSAÚDE – HRLB – Hospital Leopoldo Bevilacqua (Vale do Ribeira), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Instituto a Arte de Viver Bem, InRad – Instituto de Radiologia do Hospital das Clinicas, Hospital Antoninho da Rocha Marmo, Hospital Pio II (Vale do Paraíba) e Filantropia do Hospital Sírio Libanês. Além disso, acabam de ingressar no projeto o Hospital Mario Gatti (Campinas) e a Santa Casa de Santos (Santos).

9 .Como uma instituição hospital pode se candidatar para incluir o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” no tratamento de suas pacientes?

Basta entrar em contato com o Instituto ABIHPEC pelo telefone (11) 3372-9866 e falar com os coordenadores do projeto.

10. O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” tem a Flávia Flores como embaixadora. Como aconteceu essa escolha? Por quê? Qual o papel da embaixadora dentro do projeto?

Atuamos com os mesmos propósitos, por isso, somamos nossas forças em prol das mulheres em tratamento oncológico. Quando descobriu um câncer, a modelo Flávia Flores decidiu trabalhar sua própria autoestima e beleza em paralelo ao tratamento pelo qual passaria. E essa experiência pessoal vem sendo divulgada principalmente em redes sociais, inspirando e estimulando outras mulheres na mesma situação. Por isso, o Instituto ABIHPEC entrou em contato com a Flávia Flores e, ao apresentar o projeto, ganhou uma importante aliada. Como embaixadora, ela ajuda a divulgar o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” participa de oficinas, troca experiência com outras participantes etc. Vale ressaltar que a parceria não envolve qualquer relação financeira.

11. O projeto atende pacientes do SUS ou apenas da rede privada? Qual é o percentual de dedicação às mulheres da rede pública e da privada?

O projeto busca atender prioritariamente às pacientes do SUS. Não é uma condição exclusiva, mas prioritária, alcançando assim mulheres mais carentes.

12. A sociedade civil ou até mesmo empresas podem contribuir financeiramente como o projeto. Como?

Sim. O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” está aberto à participação da sociedade civil e de outras empresas. As interessadas em contribuir com o projeto podem entrar em contato com os coordenadores do Instituto ABIHPEC.

Sobre o projeto 'Pedofilia: não feche os olhos para isso'

1. O que é o projeto “Pedofilia: não feche os olhos para isso”?

Parte dos consumidores de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é formado por crianças e o setor se preocupa com esse público. Essa preocupação vai desde a formulação dos produtos e os cuidados com a segurança das linhas direcionadas a este perfil até a preservação da integridade desse público.

Dentro deste cenário, o “Pedofilia: não feche os olhos para isso” busca mobilizar a sociedade para o combate à pedofilia. O projeto utiliza principalmente as mídias sociais por conta do efeito viral desses canais para a multiplicação de mensagens de conscientização sobre o problema, a importância de todos estarmos atentos ao que acontece ao nosso redor e a relevância da denúncia como instrumento eficaz de combate ao crime.

Além das ações nas mídias sociais, o “Pedofilia: não feche os olhos para isso” desenvolve ações pontuais que auxiliam no debate, na mobilização e na multiplicação das mensagens contra a pedofilia, como uma panfletagem realizada em diversas universidades, em 2013, e uma palestra com o escritor Marcelo Ribeiro, em 2014. Assim, o projeto visa ajudar a esclarecer dúvidas relacionadas ao tema e a orientar a população sobre os procedimentos e canais adequados para a denúncia.

2. Desde quando existe este projeto?

O projeto está no ar desde maio de 2012

3. Que empresas participam do projeto “Pedofilia: não feche os olhos para isso”? Como?

O projeto conta com o apoio de cerca de 270 empresas associadas à ABIHPEC, que viabilizam as ações do “Pedofilia: não feche os olhos para isso”.

4. Para que servem os canais do “Pedofilia: não feche os olhos para isso”? Foram criados para orientação ou denúncia?

O projeto é dedicado à orientação, mobilização e conscientização da população, informando inclusive que o Disque 100 é o canal oficial para a denúncia deste tipo de crime, que funciona para todo o país.

5. Qual é a principal mensagem do “Pedofilia: não feche os olhos para isso” para a sociedade?

O perigo existe e pode estar mais próximo do que se imagina. A pedofilia não escolhe raça, classe social, região etc. Por isso, fique atento. Identificado o problema, aja! Denuncie. Disque 100.

Sobre Projetos Futuros

1. Quais serão os próximos projetos do Instituto ABIHPEC?

Neste momento, o Instituto ABIHPEC concentra-se no desenvolvimento e crescimento dos projetos atuais: o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”.

2. Como são definidos os projetos que serão trabalhados?

Os projetos precisam estar alinhados à área de responsabilidade social do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).

3. Com projetos voltados aos públicos feminino e infantil, o Instituto ABIHPEC buscará atender outros públicos em seus próximos projetos, por exemplo, terceira idade?

Apesar de, no momento, estarmos dedicados aos projetos atuais, já estudamos algumas possibilidades futuras que podem envolver portadores de deficiência visual, crianças do ensino médio ou pessoas carentes em busca de profissionalização.

 

Apoio:

Todos os direitos reservados Instituto Abihpec. Produzido por