Projeto Beleza Negra, patrocinado pelo Instituto ABIHPEC, realiza sua primeira formatura

Home / Beleza Negra / Projeto Beleza Negra, patrocinado pelo Instituto ABIHPEC, realiza sua primeira formatura

Projeto Beleza Negra, patrocinado pelo Instituto ABIHPEC, realiza sua primeira formatura

A primeira formatura do Projeto Beleza Negra aconteceu no dia 04 de novembro, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo. O projeto tem como objetivo incentivar, apoiar e patrocinar empreendedores e proprietários de salão de beleza afrodescendentes, que oferecem serviços para pessoas da raça negra.

O evento contou com as presenças do presidente do Instituto ABIHPEC, Claudio Viggiani, o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivan Lima, membro do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, Jorgete Lemos, a deputada estadual, Leci Brandão, o Secretário de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti e a Gestora Estadual de projetos de Beleza, Saúde e Bem-Estar do Sebrae – SP, Maisa Blumenfeld Deorato, além de outras personalidades.

Sobre o assunto, o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti argumentou que a dignidade se faz com o trabalho. Enaltecemos o trabalho quando qualificamos a população. As pessoas querem trabalhar, produzir, empreender, mas às vezes falta oportunidade. “Esse é um governo de inclusão. Temos de abrir portas, oferecer oportunidades e trabalhar pensando grande e nas pessoas que mais precisam”, completou.

Na ocasião foram entregues 56 diplomas para alunos do curso de “Salão parceiro do Sebrae”, das cidades de São Paulo e Araraquara. O curso com duração de 4 meses, totalmente gratuito, teve em seu programa temas como legislação, ética pessoal e profissional, gestão financeira, marketing e inovação.

“Quando acreditamos, as coisas acontecem. A trajetória de vocês não acaba aqui. Hoje é só o começo. Espero que os recursos que entregamos tragam empoderamento. O SEBRAE-SP deseja que façam uma gestão profissional do negócio de vocês”, disse a coordenadora estadual de Beleza e Estética do SEBRAE/SP, Maisa Blumenfeld Deorato.

Para o presidente do Instituto ABIHPEC, Claudio Viggiani é um orgulho receber os formandos. “O curso teve frequência, adesão, envolvimento e aproveitamento excepcionais, o que reforça a tese de que é só oferecer uma oportunidade para que ela seja aproveitada”.

Sobre o Projeto

O projeto nasceu da iniciativa do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania – SP, do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP – CORES, do SEBRAE- SP e do Instituto ABIHPEC. Ao todo, foram mais de 60 pessoas negras que trabalham com maquiagem e beleza que se inscreveram e fizeram o curso.

A iniciativa dialoga diretamente com a “Década Internacional de Afrodescendentes entre 2015 e 2024”, proclamada pela Assembleia Geral da ONU. Assim, vislumbramos um presente e um futuro que reconhece a contribuição dos afrodescendentes na sociedade e argumentamos sobre a sua inclusão socioeconômica.

*Clique nas imagens para ampliar