Iniciativa do Instituto ABIHPEC e da Universidade teve o objetivo de discutir com alunos o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito jurídico
No dia 13 de agosto, em meio às atividades da Semana Jurídica da Universidade São Judas, campus Mooca, alunos do curso de Direito foram convidados a refletir sobre um dos temas mais críticos da atualidade: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o evento, promovido pelo Instituto ABIHPEC em parceria com a São Judas e a ChildHood Brasil, foi exibido o impactante documentário “Eu Tenho Uma Voz”. A exibição faz parte da programação especial que a universidade organizou entre os dias 12 e 16 de agosto, sob o tema “Direito em Transformação”.
A Semana Jurídica, que celebra o Dia da Justiça e o Dia do Advogado, tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão em temas relevantes e urgentes do cenário jurídico contemporâneo. O evento contou com a participação de renomados juristas que abordaram questões de grande relevância para o futuro do Direito.
Para o professor de Direito Penal da São Judas, Pablo Moitinho, é importante discutir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com os futuros operadores do direito, pois a legislação penal muitas vezes foca apenas em identificar a autoria e os elementos do crime, deixando a vítima em segundo plano. “Crianças e adolescentes, por estarem em uma fase peculiar de desenvolvimento, necessitam de um olhar diferenciado por parte daqueles que atuam na persecução criminal, não só para identificar esses crimes, mas, principalmente, para prevenir violações contra a dignidade sexual desses menores”, reforçou o especialista.
O filme “Eu Tenho Uma Voz” é uma produção fruto da colaboração entre o Instituto ABIHPEC e a Childhood Brasil, e é uma poderosa ferramenta de conscientização que integra o projeto “Não Feche os Olhos para Isso”. O documentário destaca a gravidade e as consequências devastadoras do abuso e da exploração sexual infantil no Brasil, ao mesmo tempo em que busca encorajar a denúncia e a implementação de medidas preventivas.
Sobre o Instituto ABIHPEC
O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.