Ações sustentáveis também são demonstrações de responsabilidade social

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Uma festa impecável marcou as celebrações do Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2014, considerado o maior reconhecimento conferido à indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Sob a liderança de João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), na elegante Sala São Paulo, foram revelados os 16 vencedores nas modalidades Empresas, Produtos e O Perfumista. Aqui, destacamos os concorrentes e, consequentemente, o vencedor da categoria Sustentabilidade. Afinal, ações sustentáveis estão diretamente relacionadas às boas práticas de responsabilidade social e, por isso, merecem a atenção do Instituto ABIHPEC.

A Lóréal Brasil foi uma das finalistas dessa modalidade como o “Sharing Beauty with all” (“Compartilhando a Beleza com Todos”). Lançado em outubro de 2013, o projeto “inclui novas metas ambientais e sociais a serem atingidas até 2020 para alcançar a sustentabilidade e levar a beleza a um bilhão de consumidores”. Já a P&G disputou o prêmio por sua atuação no tratamento de resíduos sólidos pós-consumo. O projeto está dividido em dois programas: o primeiro focado na logística reversa de materiais recicláveis coletados, transformando-os em materiais para ações de marketing promocional da marca no varejo, e o segundo incentiva a reciclagem e a sustentabilidade em aproximadamente 130 supermercados, espalhados pelo País.

Mas a grande vencedora da categoria Sustentabilidade, anunciada no palco da Sala São Paulo, na cerimônia que aconteceu no dia 3 de novembro, foi a Natura com o “Programa Carbono Neutro”. De acordo com as informações divulgadas na noite da premiação, em 2006, para cada quilo de produto faturado pela Natura, era gerado o equivalente a 4,18 kg de CO2e. Em 2013, a empresa conseguiu reduzir esse índice em -33,2%, chegando a 2,79 kg de CO2e./quilo de produto faturado, alcançando o compromisso assumido em 2007 de reduzir em -33% das emissões de carbono – considerando todo o ciclo de vida do produto. O Programa Carbono Neutro é um exemplo da Natura de “como um desafio ambiental pode ser alcançado ao ser incorporado ao processo de planejamento estratégico e tomada de decisão da empresa”.

Para conferir a relação completa de vencedores do Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2014, clique aqui. Parabéns a todos!