O Seminário Beleza Negra reuniu em Salvador, na Bahia, em 28 de julho, especialistas, empreendedores e lideranças num encontro pensado para valorizar o afroempreendedorismo e fortalecer o protagonismo negro no setor da beleza. Com o tema “Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento”, o evento foi promovido pelo Instituto ABIHPEC e IRL Consult, em parceria com o Sebrae Bahia.
Em um dia inteiro de trocas de experiências e inspiração, foram vários os assuntos abordados. Paulo Henrique (PH), do Sebrae-SP, falou de parcerias estratégicas e de como a Lei do Salão Parceiro pode impulsionar os negócios no segmento, enquanto a consultora Jorgete Lemos destacou a relação entre o respeito à diversidade e a fidelização dos clientes.
Moda, beleza e comunicação negra no século XXI foram o tema da palestra de Maurício Pestana, da Revista Raça e CNN Brasil. Já Gueisa Silvério, do Instituto Abihpec, apresentou um panorama de consumo e tendências do mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Denise Santos, da ESPM, abordou o afroconsumo como potência econômica e oportunidade e Josy Nascimento, como conectar o bem-estar psicológico com a alta performance empresarial.
O afroempreendedorismo também foi o foco das apresentações de Márcia de Jesus, da Companhia dos Crespos e Cachos, que trouxe práticas reais e soluções para os desafios do dia a dia, e de Eliza Silva, do ES Centro de Estética, que falou de propósito aliado à lucratividade. JP Freitas, da JP Hair Education, ressaltou o cabeleireiro como protagonista da identidade e da transformação e, finalmente, Negra Jhô, do Instituto Kimundo, fez uma importante reflexão sobre empoderamento, valores e autoestima.
Confira no vídeo alguns momentos desse dia tão especial!