Dia Mundial do Câncer 2022

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Dia Mundial do Câncer 2022

Dia Mundial do Câncer 2022

O Programa De Bem Com Você – a Beleza Contra o câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) associado ao Look Good Feel Better, programa global de apoio a pacientes em tratamento contra o câncer, marca hoje o Dia Mundial do câncer.

Por meio do programa, presente em 10 estados e 30 cidades brasileiras, pessoas em tratamento oncológico participam de oficinas de automaquiagem online, presenciais e por vídeo-aulas, ministradas por voluntários maquiadores que ensinam técnicas de maquiagem para minimizar os efeitos do tratamento e ajudam a resgatar e fortalecer a autoestima destas pessoas.

No Brasil, o Programa De Bem Com Você já impactou a vida de 36.800 pacientes desde 2012. Em 2021, atendeu mais 5.300 pessoas, em 537 oficinas com a participação de 70 voluntários.

Recebeu em torno de 80 mil produtos de maquiagem e higiene pessoal doados pelas indústrias do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que foram repassados às participantes das aulas.

No canal do YouTube do De Bem Com Você, foram veiculadas 27 lives com temas ligados à autoestima, beleza, bem-estar e oncologia, alcançando mais de 4.800 pessoas.

E para medir o impacto positivo dessas ações, o programa realizou uma pesquisa com 299 pessoas participantes das oficinas online durante o ano de 2021.

Os resultados da pesquisa destacaram importantes dados sobre o efeito da maquiagem na melhora da autoestima destas pessoas.
Entre outros, ressaltamos os seguintes indicadores:

40% das participantes não se sentiam confiantes em relação a sua aparência antes de iniciar as oficinas.

Após o término da aula 98% das participantes se sentiam confiantes ou muitos confiantes com relação a sua aparência.

100% das entrevistadas consideram que o programa ajuda na melhora da autoestima e recomendam o De Bem com Você.

Superação em tempos de distanciamento social

O distanciamento social e outras medidas de contenção da disseminação da Covid 19, que ainda são necessárias, mudaram a maneira de trabalho do Programa De Bem com Você. Hoje, as oficinas são oferecidas em diversos formatos, mas com o mesmo acolhimento que sempre existiu nas oficinas presenciais. Mais do que nunca a interação e troca de experiência mesmo que à distância se faz necessário neste momento. Para 2022, o programa estima retornar com as oficinas presenciais de forma gradual a partir de fevereiro nos hospitais, Ongs e Casas de Apoio, parceiros do Instituto ABIHPEC.

“A pandemia global mudou muitas coisas, mas não mudou a incidência de câncer e a necessidade da continuidade do tratamento oncológico”, comentou Claudio Viggiani, Presidente do Instituto ABIHPEC, que coordena o programa De Bem com Você no Brasil.

“Sabemos que a pandemia fez com que mulheres em tratamento contra o câncer se sentissem ainda mais isoladas. A continuidade do programa de forma online ajudou a atenuar essa situação. ”

O presidente do Instituto ABIHPEC, Claudio Viggiani, destaca a importância do Programa De Bem com Você ‒ A Beleza contra o Câncer ao analisar os resultados da pesquisa. “Ficamos felizes em saber que mesmo durante a pandemia e com as consequentes restrições impostas, o De Bem com Você continua cumprindo o seu principal objetivo de valorizar a autoestima e mostrar o poder transformador da maquiagem nas mulheres em tratamento oncológico”.