Dicas para prevenir o câncer de mama

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Dicas para prevenir o câncer de mama

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, estima-se que 20,8% dos casos diagnosticados de câncer entre as brasileiras, este ano, deva ser de câncer de mama, colocando-o em primeiro lugar do ranking. Esse percentual é três vezes superior ao segundo tipo da lista, o câncer de cólon e reto que, seguindo as projeções, deve responder por 6,4% dos casos.

Image - 1908

Já o Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, informa que “o câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)”. Nessa batalha contra a doença, a prevenção pode ser uma importante aliada. Por isso, replicamos aqui algumas dicas do próprio Minha Vida:

“Exercícios – Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute apontou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta em até 23%”.

“Amamentação – Mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama”.

“Dieta balanceada – Mulheres que consomem vegetais com frequência têm até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama, de acordo com um estudo realizado pela Boston University. Alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos com um papel importante na prevenção e tratamento de câncer de mama”.

“Faça a mamografia – A maioria das mulheres deve começar a fazer mamografias anualmente após os 50 anos, mas, para quem tem histórico familiar de câncer de mama, o exame deve começar 10 antes do caso mais precoce na família. Assim se um parente próximo teve câncer de mama aos 40, é preciso começar a fazer mamografias anualmente a partir dos 30 anos”.