Aconteceu: Instituto ABIHPEC realiza oficina de automaquiagem para pacientes oncológicas e mulheres trans no Rio de Janeiro

Por meio do programa ‘De Bem Com Você’, Instituto quer ampliar seu alcance e levar autoestima também para a comunidade LGTBQIAP+

O Instituto ABIHPEC, em parceria com a marca de beleza Sephora, levou ao Rio de Janeiro uma iniciativa especial que marcou um avanço na promoção da autoestima e inclusão. No dia 19 deste mês de junho, pela primeira vez, o programa ‘De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer’ incluiu mulheres trans em suas oficinas de automaquiagem, um passo em direção da ampliação do suporte e bem-estar para além do tratamento oncológico, foco da iniciativa.

A entidade defende que a autoestima é essencial para o bem-estar e a recuperação de pacientes oncológicos, além de ser um poderoso instrumento de inclusão. Promover a autoestima, neste contexto, contribui para o fortalecimento da autoconfiança. A ideia do programa neste mês do orgulho LGBTQIAP+ é também ajudar a combater preconceitos e a fomentar, por meio da maquiagem, um movimento de aceitação e empoderamento.

Para esta edição expandida da oficina de automaquiagem no Rio de Janeiro, o programa contou com uma equipe de maquiadoras voluntárias especialmente treinadas para atender as pacientes com câncer e as mulheres trans. As participantes tiveram direito a transporte gratuito e um kit de maquiagem exclusivo para uso próprio.

Coordenado pelo Instituto ABIHPEC há mais de 10 anos, o programa ‘De Bem Com Você’ beneficiou, em 2023, 6,5 mil pacientes. Com a expansão do apoio, a meta do programa é atender 8 mil pessoas em 2024. 

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.