Empresas que investem em projetos sociais não apenas fortalecem suas marcas, mas também geram impactos positivos que reverberam por toda a sociedade. Exemplos disso são os projetos educacionais, esportivos e de sustentabilidade que recebem apoio de empresas privadas, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.
De acordo com a 11ª edição do Censo GIFE, que analisa a filantropia no Brasil através das organizações associadas ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), em 2022, foram investidos R$ 4,8 bilhões no terceiro setor. Esse valor é comparável ao de 2014, quando o investimento alcançou R$ 4,9 bilhões em valores atualizados pelo IPCA. Entre as áreas que mais recebem investimentos, a educação se destaca, seguida por cultura e artes, saúde, empreendedorismo, geração de renda, defesa de direitos, combate à pobreza e fome, e sustentabilidade.
No Instituto ABIHPEC o investimento social gera resultados concretos, como os projetos “Beleza Negra” e “Educação, Dignidade e Beleza” que oferecem capacitação contínua para aumentar as chances de empregabilidade no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética. Essas iniciativas visam incentivar a formação profissional e apoiar indivíduos em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades de emprego e empreendedorismo.
Empresas que investem em projetos sociais estão na vanguarda, contribuindo para uma sociedade melhor e fortalecendo suas relações com os stakeholders.