Proteger crianças e adolescentes contra exploração sexual é dever de todas as pessoas

O Carnaval é uma das maiores festas culturais do Brasil: música, alegria, encontros e celebração popular nas ruas, nos blocos e nas cidades. Mas, além da celebração, este período também nos chama à atenção para um compromisso que deve ser permanente: a proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência, especialmente a sexual. O cuidado coletivo é essencial para garantir que a folia seja um tempo de diversão, respeito e segurança para todos.

Essas violações podem se manifestar de diferentes formas, como o abuso sexual, muitas vezes cometido por pessoas próximas, e a exploração sexual, quando crianças e adolescentes são submetidos a atividades sexuais em troca de lucro, objetos de valor ou outras formas de remuneração.

É fundamental reforçar: crianças e adolescentes não se prostituem – eles são explorados, muitas vezes sem compreender a verdadeira dimensão da violência a que são submetidos.

Portanto, fique atento a qualquer sinal e aja com responsabilidade: denunciar é um ato de proteção.

Para fazer uma denúncia

Se presenciar um ato de violência, procure uma delegacia ou ligue para a polícia para relatar o ocorrido. Você também pode acionar o Disque 100, um serviço gratuito e anônimo que permite registrar denúncias de diversas formas:

  • Ligar para o 100 de qualquer telefone fixo ou móvel, de todo o Brasil
  • Enviar uma mensagem para o WhatsApp +55 61 9 9611-0100
  • Enviar uma mensagem para o Telegram digitando “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo
  • Enviar um e-mail para ouvidoria@mdh.gov.br
  • Entrar em contato por videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Saiba mais em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-violacao-de-direitos-humanos 

Faça Bonito: Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval

Para fortalecer esse tema, as Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam toda a sociedade, governos, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, setor privado e equipamentos de proteção a se unirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2026.

Reeditada com o mesmo mote que vem fortalecendo a mobilização nacional desde 2023, a campanha reforça o chamado à responsabilidade coletiva com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes.”

Em 2026, o foco permanece no enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, e no combate ao trabalho infantil. A campanha também traz orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.

Saiba mais sobre a campanha: https://www.facabonito.org/carnaval