Empreendedores negros da área da beleza participam do segundo dia do 1° Seminário Beleza Negra 2023

O Projeto Beleza Negra realizou no dia 24 de abril, o segundo dia do 1° Seminário Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento com objetivo de promover a imersão de empreendedores e proprietários de salão de beleza afrodescendentes, com dicas de marketing, gestão e o engajamento da comunidade negra. O evento, promovido pelo Instituto ABIHPEC e IRL Consult, com apoio institucional do Sebrae SP, Lide Equidade Racial, Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN) e da ABIHPEC – Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O seminário dessa segunda-feira teve a presença de Eduardo Caetano, Diego Dionísio e Solange D’Lacerda contando as novidades do Miss SP Afro Brasil, apresentando as misses e falando sobre economia criativa.  Juninho Loes, do LOES Beleza e Saúde, falou sobre marketing digital e empoderamento, e Jorgete Lemos, da Jorgete Lemos Consultoria abordou o tema: respeito a diversidade e fidelização de clientes. Encerrando a manhã, Andreia e Eduardo Tobias, do Beleza Rara, falaram a respeito da gestão de processos para salão de beleza.

Juninho Loes comentou: “Cabelo crespo tem história. Precisamos começar a falar de vidas gerando esperança, empoderamento e autoestima. Temos de fazer um resgate ancestral, pois estamos restaurando o afeto e a representatividade em diversas imagens. Voltem para dentro para se empoderar e promover aceitação”

Jorgete Lemos disse: “Diversidade, inclusão e equidade. Precisamos de letramento social para desconstruir o racismo”. “A fidelização dos clientes vem a partir do conhecimento, respeito à diversidade, e por último, a necessidade de se ter um comportamento antirracista, afinal, não somos responsáveis pelo passado do Brasil, mas sim pelo futuro do nosso país”

Já Solange D’Lacerda deixou seu testemunho: “A Economia Criativa promovida pelo setor privado e público traz cultura e desenvolvimento, criando empreendedores e uma nova forma de renda para quem oferece estética personalizada e valorização da Beleza Negra”

Andreia e Eduardo Tobias, ao contar suas experiências, falaram: “A necessidade da especialização e do conhecimento de novas técnicas deve ser intenso e diário. Para crescer é preciso se organizar e planejar”. “Devemos estar sempre conectados para descobrir novas tendências e buscar profissionais com a mesma visão de negócio, porque isso contribui para o sucesso”.

E finalmente, segundo Eduardo Caetano: “Os empreendedores precisam estar abertos a oportunidades, afinal, cada beleza é única”

Fechando o evento, Ivan Lima, da IRL Consult, e Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, agradeceram a participação de todos e falaram sobre o seu carinho pelo projeto Beleza Negra.

Acompanhe as ações do Instituto ABIHPEC através do site.