A nova identidade visual do programa De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / A nova identidade visual do programa De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer

A nova identidade visual do programa De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer

O Programa De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer – a partir deste mês passa a ter uma nova identidade visual. Para explicar as mudanças da marca, entrevistamos o presidente do Instituto Abihpec, Claudio Viggiani, que faz um balanço das conquistas alcançadas até hoje.

O que motivou a criação do Programa De Bem com Você – a beleza contra o Câncer?
O programa De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer, foi originalmente criado nos EUA, por iniciativa da Associação de Fabricantes de Cosméticos local (Personal Care Product Council), como resposta à solicitação de um médico oncologista que buscava apoio na utilização de cosméticos (principalmente maquiagem) a fim de amenizar os efeitos na aparência de pacientes como consequência do tratamento oncológico. O programa que hoje existe em mais de 25 países, foi trazido ao Brasil em 2012 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), e segue os mesmos princípios do programa global.

Quais foram os principais desafios enfrentados na criação do Programa?
Inicialmente foi necessário formar uma rede de apoiadores e patrocinadores do programa, para sua viabilização no Brasil. A indústria de cosméticos aderiu prontamente a esses chamado, bem como foi possível arregimentar um número de voluntários maquiadores que fazem parte do programa. A partir de então passamos a criar a infraestrutura de suporte logístico do programa, bem como desenvolver a rede de hospitais parceiros onde as oficinas de automaquiagem ocorrem.

Que balanço o Sr. faz do Programa até hoje?
O programa vem se desenvolvendo a um ritmo muito positivo, passando de 200 pacientes atendidas no primeiro ano (2012) para 4,410 pacientes atendidas em 2017. A rede de hospitais oferecendo o programa também cresceu de 4 em 2012, para mais de 30 no ano passado. No total já atendemos mais de 12.000 pacientes nos 5 anos de existência do programa no Brasil, envolvendo cerca de 10.000 horas/homem de trabalho voluntário. Esses números colocam o Brasil como um dos países com o maior crescimento em atendimentos, como também nos sugere que o programa continuará a se desenvolver em ritmo acelerado.

Qual a projeção das metas para 2018?
Para 2018, esperamos atender 6.000 pacientes em cerca de 40 hospitais espalhados por 7 estados Brasileiros. Esse volume de atendimento exigirá cerca de 4.500 horas/homem de trabalho voluntário e a distribuição gratuita de mais de 100.000 produtos cosméticos, componentes dos kits de maquiagem.

O Programa terá um novo logotipo neste ano. Qual o motivo para a mudança?
A evolução do logotipo do De Bem com Você, a Beleza contra o Câncer, tem como objetivo um maior alinhamento com o programa global, pois estaremos padronizando o visual, cores e proporções do nosso logo ao existente em todos os países no qual o programa tem presença. Acreditamos que fazer parte de um esforço global nos torna mais relevantes na luta por ajudar a melhorar as condições de autoestima de mulheres em tratamento oncológico, enquanto as mesmas estejam passando por esse grande desafio em suas vidas.

Que valores o novo logotipo vai passar para voluntários e pacientes?
Conforme já mencionado o novo logo sinaliza nossa aderência a um esforço global passando a todos a sensação de participar de algo que tem dimensões que vão além das fronteiras brasileiras.