Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

O dia 06 de abril marca o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, uma data importante para nós.

Mesmo com nosso esforço por compartilhar informações sobre saúde e bem estar, ainda há muitas entre nós que mantém maus hábitos como alimentação errada, sedentarismo, uso exagerado de bebidas alcoólicas, tabagismo e outros práticas que prejudicam a saúde e dificultam os resultados dos tratamentos oncológicos.

Então que tal aproveitar a conscientização que a data pede e abandonar de vez os maus hábitos? Dá uma olhada nessas dicas, siga as orientações específicas do seu médico e eleve sua qualidade de vida. Você precisa e merece!

1 – Hidrate-se bem. Principalmente se você vive em ambientes muito quentes ou em locais com uso contínuo do ar condicionado. Tente andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa ou mantenha sempre um copo d’água ao lado em casa, dessa forma acabará bebendo mais água, com regularidade e naturalmente.

2 – Estique-se. Nosso corpo não foi feito para ficar sentado o dia inteiro. Desperte-o fazendo alguns alongamentos durante o dia.

3 – Durma bem. O sono é revigorante, regenerador. Especialistas afirmam que o ideal é ter, pelo menos, 7 horas e meia de sono por dia. Ao deitar-se, não fique com celular, televisão ou computador ligados. Esses aparelhos distraem o cérebro e emitem uma luz numa frequência que “embaralha” nosso cérebro e prejudica o momento em que o corpo está se preparando para dormir.

4 – Mexa-se. Praticar exercícios físicos e ter uma vida mais ativa faz com que você evite outras doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Fale com seu médico e faça os exames que ele sugerir, veja quais exercícios são os mais indicados para você e comece devagar. Já se sabe que exercitar-se é bom até para o funcionamento cerebral.

5 – Seja feliz comendo chocolate e castanhas. Castanhas, nozes e amêndoas possuem baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. O chocolate amargo é rico em cacau e flavonoides, que podem auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol LDL (o colesterol ruim) e é antioxidante, ou seja, diminue a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.

6 – Medite. Tire alguns minutos por dia e medite em um local calmo. Isso vai ajudar a encarar uma sessão de quimioterpia, já que faz sua mente relaxar, fazendo com que o cérebro diminua seu ritmo ao quebrar o estado de alerta normal do dia-a-dia. Respire fundo, feche seus olhos, esqueça do que está ao seu redor… A meditação reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a satisfação e melhora o desempenho em todas as tarefas, diminui a insônia e a depressão, aumenta a sensação de bem-estar e a autoestima, estimula a criatividade, a inteligência e a memória, fortalece o sistema nervoso e imunológico e reduz a pressão arterial e as dores de cabeça. Não é bom demais? 😉