Força e coragem que emocionam

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Força e coragem que emocionam

No dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Jornal Hoje apresentou uma reportagem destacando pessoas que enfrentaram e venceram a doença.  A matéria foi inspirada na bela iniciativa do Instituto Nacional do Câncer e da União Internacional Para o Controle do Câncer, que busca enfatizar como o próprio paciente é importante para alcançar a vitória. 

No vídeo (que pode ser acessado clicando aqui), conhecemos histórias que emocionam e inspiram – assim como a história individual de cada participante das oficinas do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”. Superado o medo inicial, as personagens da matéria decidiram enfrentar a doença de frente e, assim, derrotaram o câncer.

Entre os vencedores destacados está Maria de Lourdes, que descobriu um câncer de mama nos anos 80, quando as estatísticas eram cruéis: “cerca de 90% das mulheres com a doença morriam em dois anos”. Três décadas depois, os tratamentos avançaram, a conscientização sobre prevenção aumentou… e Maria de Lourdes aparece como símbolo de quem pode vencer, inclusive, as estimativas mais pessimistas.

Como a apresentadora Sandra Annenberg do Jornal Hoje destaca, após veiculação da matéria, a postura das pessoas “faz toda a diferença para a cura”. A jornalista revelou dados recentes da Organização das Nações Unidas, divulgando que 30% das mortes por câncer estão associadas a riscos comportamentais: por exemplo, sedentarismo, consumo de álcool, fumo e baixa ingestão de frutas e verduras.