Instituto ABIHPEC expande Programa ‘De Bem com Você’ para incluir homens em Oficinas de Autocuidado

Iniciativa, que atendia apenas mulheres em tratamento oncológico, agora leva autoestima para homens que enfrentam os desafios da doença

 

O Instituto ABIHPEC, coordenador do programa ‘De Bem Com Você – A Beleza Contra o câncer’, deu um novo passo na ampliação de seu projeto de estímulo à autoestima. Agora, além de atender mulheres em tratamento oncológico, o programa está estendendo suas oficinas de autocuidado também para homens que enfrentam os desafios da doença.

“Estamos contentes com a ideia de levar a prática do autocuidado para mais pessoas. Nosso objetivo com a ampliação é atender em 2024, cerca de 500 homens”, informou Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC.

A iniciativa visa destacar que, assim como as mulheres, os homens também têm preocupações relacionadas à beleza, especialmente durante o enfrentamento e tratamento do câncer, buscando desmistificar estigmas associados ao autocuidado masculino. O lançamento da primeira oficina ocorreu no espaço Jazz Concept Hair e proporcionou uma experiência imersiva acerca da importância do autocuidado, com dicas sobre a rotina de skincare, atenção aos lábios e sobrancelhas, cuidados com a barba, unhas, mãos e pés.

“Nesta fase inicial, temos a intenção de não só oferecer apoio e dicas, mas de aprender com os participantes e entender as particularidades que envolvem o autocuidado masculino, tratado ainda com muito tabu na sociedade brasileira, e aprimorar ainda mais as oficinas”, comentou Marizi Oliveira, coordenadora de projetos do Instituto ABIHPEC.

David Ramos do Santos faz parte de um grupo raro que corresponde a 1% dos casos de câncer de mama diagnosticados em homens no Brasil.  Tratando a doença há mais de 5 anos, o jovem de 39 anos disse que o tratamento abalou sua autoestima. “Quando minha barba e sobrancelha caíram eu quase entrei em depressão, senti que minha identidade sumiu”, afirmou. “Tive que me redescobrir e buscar aceitação para o novo David que nascia”, comentou.

Após uma luta de cinco anos contra o câncer de próstata, Vagner Pereira da Silva, de 70 anos, recebeu alta há seis meses e afirmou que o autocuidado serviu de ferramenta para enfrentar o período de tratamento. “Descobrir uma doença nos torna, muitas vezes, depressivos, mas é um momento que precisamos nos cuidar ainda mais, e ser vaidoso neste momento deu mais sentido para minha vida”, disse Vagner.

Já o chefe de cozinha Henrique Nicoliche, 41 anos, descobriu recentemente um melanoma que o deixou 6 meses acamado. Ele explica que costumava ir à barbearia com frequência, e que a doença foi por um tempo um impeditivo e que sua participação na oficina foi uma oportunidade de se reconectar com sua vaidade.