Literatura infantil para falar de câncer

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Literatura infantil para falar de câncer

​Ter que tratar sobre o assunto ‘câncer’ em família nunca é fácil. E falar sobre o assunto para as crianças pode ser doloroso, mas tudo vai depender da forma como os adultos encaram a situação. É preciso leveza. E muita calma.

Claro que se a relação pais e filhos já é pautada por repeito e harmonia, tudo fica mais fácil.

Mas a literatura pode ajudar, tratando o assunto de forma simples, fugindo de tabus e dando o máximo de informações possível, de uma forma que a criança possa entender. Pesando nisso, pesquisamos 3 livros que podem auxiliar neste momento delicado da vida.

 

​​O Jardim de​ Adeus ao​ ​Câncer
​​De Janna Matthies

​​Sinopse:
​​Quando o câncer bateu à porta, Janie e sua família alimentaram esperança através de um jardim muito especial.​ ​​Num certo dia de inverno, ​os pais de Janie e Jeffrey ​contam ​que ​mamãe tem câncer. ​Quando sua família vai ao medido para ​tirar dúvidas, ​ele diz que a mamãe vai melhorar ​”​provavelmente na época das abóboras.” Isso dá ​aos pequenos a ​de plantar uma horta​. ​Enquanto a horta cresce, o tratamento de progride – e quando tudo estiver acabado, haverá abóboras saudáveis e ​a ​mamãe em recuperação​.​

​Planeta dos Carecas​
De Ariadne Cantú

​​Sinopse:
O livro “Planeta dos Carecas” trabalha a questão das diferenças e leva o pequeno leitor a refletir sobre o preconceito em relação ao câncer quando ele é o paciente. A história se passa em um planeta chamado Zion, onde todos são carecas. Porém, um garoto se sente rejeitado por estar doente e ter cabelo, fazendo-o parecer diferente dos outros. Por meio de uma amiga, os colegas aprendem a tratá-lo de maneira adequada, colaborando com o tratamento e cura.

Quando alguém que você ama está com câncer – Um guia para ajudar as crianças
​De Alaric Lewis

​​​Sinopse:
​Poucas coisas afetam o cotidiano de uma família tanto quanto a presença de uma doença como o câncer. Cirurgias, quimioterapia, radioterapia, exames, recaídas não apenas exigem tempo da família, mas também sugam energia, intensificam as preocupações​ e causam medo​. A obra pretende não somente auxiliar a criança na compreensão sobre a grave doença, mas também estimulá-la a questionar e a não reprimir os próprios sentimentos. Ainda ensina às crianças que elas não devem se sentir culpadas pelo mal que acomete a pessoa que amam, além de despertar nelas a esperança e prepará-las para um futuro ​em que tudo pode acontecer.