Vamos falar sobre o poder de transformação da maquiagem?

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Vamos falar sobre o poder de transformação da maquiagem?

Vamos falar sobre o poder de transformação da maquiagem?

Vamos falar sobre o poder de transformação da maquiagem?

Desde os primórdios a maquiagem era utilizada como ferramenta para enfatizar a beleza, em ritualísticas de adoração a deuses e até mesmo com a finalidade de proteção da face contra raios solares, poeira e insetos. Em outras palavras, desde que se tem registros, sempre foi voltada para evidenciar a beleza, promover autocuidado e transformação de si mesmo.

Com o passar dos anos, foram surgindo diversas técnicas, tendências e padrões estéticos, marcando épocas icônicas que hoje servem de referência para as produções atuais. Vivemos um momento em que novos métodos são desenvolvidos, porém a maioria deles só existem por conta desse passado histórico que a maquiagem carrega.

Atualmente, os conceitos de beleza e estética estão mudando drasticamente, dando espaço para todos os tipos de formas, cores e padrões. Fica nítido o poder de transformação que a maquiagem traz consigo, pois permite que através de elementos, seja possível transmitir a essencialidade e que haja a expressão da personalidade para com o mundo. Assim como acontece no universo da moda. Confira a entrevista de uma participante de nossas oficinas e entenda um pouco mais sobre o poder dessa transformação.

“Meu nome é Vanda Campos de Morais Silva e realizo os tratamentos de Linfoma de manto, quimioterapia e transplante de medula óssea. Minha relação com a maquiagem sempre foi bem simples, usava uma produção mais natural, nada exagerado. O batom não podia faltar, mas quando adoeci perdi a vontade de usar. Conforme o tempo passou, fui melhorando.

E foi então que conheci o programa De Bem com Você – A Beleza contra o câncer por uma moça na Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que me apresentou o programa. Logo li sobre o Instituto ABIHPEC. Fiz duas oficinas, uma presencial e depois online. Amei porque não sou uma expert em maquiagem, mas tirei minhas dúvidas e aprendi muitas dicas boas.

Na hora que comecei a fazer já me senti diferente. A maquiagem levanta, faz com que sinta que estou viva e percebo que me dá mais segurança. Sinto que sou outra pessoa quando estou maquiada, fico mais empoderada e fortalecida. Minha autoestima melhorou muito! Foi maravilhoso!”