De acordo com o portal www.outubrorosa.org.br esse é um movimento popular mundial. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Tudo começou nos Estados Unidos, com iniciativas realizadas durante o mês de outubro. Em 1990, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York.

Com o passar dos anos, o movimento se espalhou pelo mundo e diversas iniciativas foram criadas visando à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. A iluminação rosa de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. vem destacando a campanha no cenário urbano, ampliando a visibilidade entre a população.

No Brasil, o primeiro monumento iluminado de rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2 de outubro de 2002. Desde então outras capitais e cidades ganharam as luzes especiais do Outubro Rosa.