Alerta! Respire fundo, assista o vídeo e reflita!

Home / Pedofilia / Alerta! Respire fundo, assista o vídeo e reflita!

Alerta! Respire fundo, assista o vídeo e reflita!

Cerca de 1,5 milhões de exibições no canal de Coby Persin no YouTube!

A enorme audiência destaca a vulnerabilidade de três garotas de 12, 13 e 14 anos diante das redes sociais. Apesar de estar em inglês e sem legendas, a mensagem do vídeo é bastante clara para pais de qualquer nacionalidade. E mais: é assustador.

Persin cria um perfil falso no Facebook, passando-se por um menino de 15 anos. Como combinado com os pais das meninas, começa a conversar com cada uma delas por meio da famosa rede social. Em menos de uma semana de conversas, ele as convida para sair.

Será que elas aceitam o convite de um completo desconhecido? Os pais acham que não e, escondidos, acompanham ao lado do Youtuber o desfecho de cada história – nesse caso, de certa forma, fictícia.

Mas vale destacar que se trata de uma simulação do que, infelizmente, acontece a todo o momento. De acordo com notícia publicada no site TecMundo “apesar de ser um vídeo pouco agradável de assistir, especialmente na abordagem da terceira garota, Coby comenta que decidiu realizar essa experiência por conta de uma notícia que tem chamado atenção nos EUA, em que um pai relatou ter salvado sua filha de um encontro com um pedófilo por muito pouco”.

Agradecemos por sua coragem de nos contar um caso tão delicado.

O reconhecimento de situações de violência é muito importante para que se possa dar encaminhamento adequado, tanto para quem sofreu à violência como para quem a praticou. Esse acompanhamento também deverá ser extensivo à família visando o enfrentamento da situação e amenização do trauma e das demais consequências sociais, psicológicas e físicas decorrentes desta violação de direitos humanos.

O Instituto ABIHPEC não fornece atendimento direto à população ou acompanhamento dos casos, nem atua na responsabilização de agressores. Desde 1999, lutamos por uma infância e juventude livres de exploração e abuso sexual desenvolvendo programas regionais e nacionais junto a empresas, conscientizando a população sobre o tema e influenciando políticas públicas.

Recomendamos que procure o Ministério Público da Infância e Juventude do seu estado, a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente de sua cidade ou o Conselho Tutelar do seu município para solicitar auxílio.

Outras informações podem ser encontradas na seção “Informe-se e saiba como Agir” do nosso site.

Seguem contatos que achamos que podem ajudar neste processo:

PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual
Dados para contato:
Endereço: Faculdade de Saúde Pública USP
Endereço: 03178-200, Av. Dr. Arnaldo, 925 – Sumaré, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061-7721

CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual / Instituto Oscar Freire/ FMUSP
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 115, Faculdade de Medicina da USP – Instituto Oscar Freire, Cerqueira Cesar
CEP: 05405-000 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061 84 29
E-mail: cearas@iof.fm.usp.br
Site CEARAS

Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae
Endereço: Rua Ministro Godoy, 1484, Perdizes
CEP: 05015-900 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3866 27 56 e (11) 3866 27 57
Email: cnrvv@sedes.org.br
Site Sedes