Instituto ABIHPEC é parceiro da Childhood Brasil e juntos apoiam a campanha maio laranja

Home / Pedofilia / Instituto ABIHPEC é parceiro da Childhood Brasil e juntos apoiam a campanha maio laranja

Instituto ABIHPEC é parceiro da Childhood Brasil e juntos apoiam a campanha maio laranja

Childhood

Somos seres complexos. E além das necessidades físicas básicas, para crescer e sobreviver, precisamos de afeto, segurança e do sentimento mais puro: amor. Num mundo ideal, crianças seriam apenas crianças, cercadas de brincadeiras e aprendizados. E adolescentes teriam preocupações compatíveis à idade, em busca de sua própria identidade.

Entretanto, essa realidade está muito longe para milhares de crianças e jovens que passaram ou passam por abusos sexuais, dentro e fora do círculo familiar. Devemos lembrar que entre tantas dificuldades que a pandemia trouxe, o abuso também se acentuou.

A violência sexual no Brasil

Dados publicados pela Childohood Brasil, mostram que em 2019, foram registradas 86.837 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Isso é aproximadamente 13,9% a mais do que no ano anterior (76.216). De acordo com documento: “o número de denúncias não corresponde ao número de casos de fato constatados, mas dá uma ideia do tamanho do problema. Além disso, a evolução no número de denúncias pode indicar mais conscientização acerca do tema, o que é positivo”. O estudo ainda informa que dos 13 tipos de violações registradas pelo Disque-Denúncia em 2019, a violência sexual ocupa o 4º lugar.

Entidades como a Childohood Brasil realizam um trabalho constante de reflexão e conscientização no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes. Para intensificar essa luta, dia 18 de Maio foi escolhido como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A data, escolhida em homenagem a Araceli, assassinada após ser violentada física e sexualmente em 1973, aos 8 anos de idade em Vitória (ES), mostra que esses acontecimentos sempre estiveram presentes na sociedade. Araceli representa toda criança e adolescente que teve a vida tirada, devastada ou foi testemunha de qualquer tipo de abuso e exploração sexual.

Essa luta é de todos

O dia 18 de Maio transformou-se em Maio Laranja, com a campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O Instituto ABIHPEC, é parceiro da Childhood Brasil e também está nessa jornada para disseminar e apoiar programas de proteção à crianças e adolescentes.

Todos nós temos a obrigação de proteger nossas crianças, precisamos debater o tema constantemente, para que juntos, possamos mudar a realidade.

Lembre-se: Denuncie! Disque 100 de qualquer parte do Brasil. (A Secretaria de Direitos Humanos recebe denúncias de forma rápida e anônima, 24 horas, todos os dias da semana, e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente).

Para saber mais, acesse o site da Childhood Brasil.