Maio Laranja: Um Compromisso com a Proteção da Infância

 

O mês de maio é marcado por uma importante mobilização nacional em defesa da infância e da adolescência. A campanha Maio Laranja tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo ações educativas, preventivas e de denúncia.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2024), o Brasil ainda enfrenta altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes:

  • em 2023, foram registrados 83.988 casos de estupro e estupro de vulnerável no Brasil – o que equivale a um caso a cada 6 minutos;
  • 76% desses casos se referem ao crime de estupro de vulnerável, envolvendo menores de 14 anos ou pessoas incapazes de consentir;
  • 88,2% das vítimas são do sexo feminino; 52,2% são negras; e 61,6% das vítimas têm até 13 anos de idade;
  • A faixa etária com maior taxa de vitimização é de 10 a 13 anos, com 233,9 casos por 100 mil habitantes – quase 6 vezes a média nacional (41,4 por 100 mil);
  • 84,7% dos autores são familiares ou pessoas conhecidas e 61,7% dos crimes ocorrem dentro da residência da vítima.

Diante desse cenário, diversas iniciativas têm contribuído de forma contundente para a conscientização da sociedade sobre os perigos e sinais da violência sexual infantojuvenil. Um dos destaques é o projeto “Abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes – Não Feche os Olhos para Isso”, criado pelo Instituto ABIHPEC em 2012, que conta com a parceria da Childhood Brasil desde 2017.

O programa promove campanhas informativas que explicam como se dá o processo de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de divulgar os canais oficiais de denúncia e orientar adultos e educadores sobre como identificar situações de risco.

Uma das principais ações é a exibição de um filme educativo “Eu Tenho Uma Voz” em escolas, universidades e espaços publicos, seguida de debates com professores, pais e responsáveis, estimulando reflexões sobre o tema e incentivando o diálogo na sociedade. O filme está disponível na íntegra nas plataformas YouTube e Globoplay, ampliando seu alcance e o debate público para garantir um ambiente mais seguro para nossas crianças.

A sociedade como um todo – incluindo famílias, escolas, empresas, organizações da sociedade civil e instituições públicas – têm papel fundamental na prevenção, identificação e denúncia de casos de abuso e exploração sexual. Os principais canais de denúncia são:

  • Disque 100 (Disque Direitos Humanos) – atendimento gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados;
  • Aplicativo Direitos Humanos Brasil;
  • Conselhos Tutelares, delegacias especializadas, Ministério Público e unidades do CREAS.

Faça bonito e não feche os olhos. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Fontes:

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. São Paulo: FBSP, 2024. Disponível em: https://forumseguranca.org.br. Acesso em: 13 maio 2025.

MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA (BRASIL). Portal Institucional. Disponível em: https://www.gov.br/mdh. Acesso em: 13 maio 2025.

FAÇA BONITO. Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Disponível em: https://www.facabonito.org/18demaio. Acesso em: 13 maio 2025.