Instituto ABIHPEC participa de evento da FIESP sobre o papel das indústrias no enfrentamento ao câncer de mama

Home / Instituto Abihpec / Instituto ABIHPEC participa de evento da FIESP sobre o papel das indústrias no enfrentamento ao câncer de mama

Instituto ABIHPEC participa de evento da FIESP sobre o papel das indústrias no enfrentamento ao câncer de mama

No encontro, realizado em alusão ao Outubro Rosa, Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, apresentou o “Dê Bem com Você a Beleza contra o câncer”, programa que promove pelo Brasil todo oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico

O Instituto ABIHPEC, braço de responsabilidade social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, marcou presença em evento da FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realizado nesta quarta-feira (05/10) para debater sobre a importância do papel das indústrias no enfrentamento ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização, prevenção e ações de combate ao câncer de mama. O encontro foi aberto por Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO e Diretor Titular Adjunto do ConSaúde da FIESP, que fez um testemunho emocionante sobre seu histórico como paciente oncológico, e reforçou a importância do acolhimento às pessoas com câncer por amigos, familiares e colegas de trabalho.

Ao longo do evento, executivos e médicos debateram sobre políticas públicas e a relevância do acesso a exames preventivos para pessoas atendidas pelo SUS, sobre direitos trabalhistas de portadores de neoplasias e apresentaram iniciativas da indústria em prol da mulher em tratamento oncológico, a exemplo do programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” do Instituto ABIHPEC”.

Marta Lívia Suplicy, presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP (ConFem), falou sobre a urgência de se ter uma cultura de prevenção, de apoio e de priorização da saúde feminina no país. “Atualmente, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima 66.280 casos de câncer da mama por ano e registra o aumento de 5% de incidência em mulheres mais jovens, com menos de 35 anos. A prevenção é fundamental para o tratamento com o máximo de antecedência dessas mulheres”, destacou a presidente do ConFem.

Maria Cristina Mattioli, presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp, destacou os principais direitos trabalhistas das pessoas portadoras de neoplasia e as legislações mais recentes para proteção do emprego e a garantia de tratamento pelo SUS, incluindo reconstrução da mama.

Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, apresentou o programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, que tem como objetivo realizar oficinas de automaquiagem para pacientes em tratamento oncológico, onde aprendem técnicas de maquiagem para amenizar os efeitos do tratamento, ensinadas por maquiadores profissionais voluntários. “Esse gesto, de se automaquiar, tem um papel importante para a recuperação da autoestima dessas mulheres em um momento delicado de tratamento”. De acordo com Claudio, as mulheres que participam das oficinas, realizadas em formato virtual ou presencial, recebem um kit de maquiagem e de higiene pessoal, com produtos doados por diversas empresas apoiadoras do programa De Bem com Você”, que está presente em 11 estados do país e atende anualmente mais de 8 mil mulheres.

Viggiani também falou sobre a importância desse gesto de acolhimento em um momento tão delicado na vida dessas mulheres, e que se trata de um esforço coletivo de toda a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para contribuir com o bem-estar dessas pacientes. “Tenho muito orgulho de coordenar um programa como esse”, concluiu emocionado. Destacamos também a participação da, Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, que falou sobre o papel das organizações empresariais no enfrentamento ao câncer de mama e apresentou as ações do Instituto Avon em prol das mulheres em tratamento oncológico.

“De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” no Outubro Rosa

Nesta semana o programa “De Bem com Você, a Beleza contra o câncer” iniciou suas atividades especiais do calendário de ações do Outubro Rosa, voltadas para as mulheres em tratamento oncológico. A programação com oficinas virtuais e presenciais de automaquiagem e lives com temas ligados à causa, além do lançamento do podcast Se Meu Batom Falasse. O objetivo desse podcast é trazer histórias reais de pacientes que conseguiram lidar com o tratamento e recuperaram a autoestima, tendo o apoio das oficinas de automaquiagem do Programa de Bem com Você, a Beleza Contra o câncer.

Outro destaque deste Outubro Rosa do “De Bem com Você” são as consultorias de visagismo, a arte de criar uma imagem personalizada através da análise do rosto e dos princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, corte, coloração do cabelo, sobrancelha e tudo o que compõe o rosto.

Clique aqui e confira a programação completa.