05 de agosto, Dia Nacional da Saúde

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde

Dia 5 de agosto foi uma data muito especial, o Dia Nacional da Saúde. Muitas vezes só pensamos na saúde na falta dela, e é nessa hora que entendemos que manter a saúde em dia é fundamental para termos uma vida feliz.

O melhor é que para a boa manutenção da saúde bastam pequenos cuidados diários. Então comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde, do seu corpo e da sua mente.

Aqui vão as dicas fundamentais:

 

1 – Beba água

Os especialistas dizem isso a todo momento, não é? Água faz muito bem ao organismo, atuando em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção). Além de hidratá-lo, a água permite também que sua temperatura seja mantida.

Segundo os conselhos médicos é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

 

2 – Alimentação

Comer é fundamental para manter a energia e saúde do corpo, claro. No entanto, a ingestão correta de alimentos faz toda a diferença.

O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, já que eles atuam de forma muito importante na manutenção do bom funcionamento do organismo.

Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições. Eles fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Outro fator fundamental é a moderação. Consumir moderadamente todos os alimentos pode fazer a diferença entre ter uma vida saudável ou não.

 

3 – Exercícios físicos

Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente, mas tudo bem. O importante é incluí-lo no seu dia-a-dia, andando a pé, subindo escadas, arrumando a casa, dançando…

Se quiser praticar algum esporte, procure auxílio de especialistas antes, desta forma você estará amparado por profissionais que lhe indicarão como começar e quais os exercícios que serão mais indicados para você.

O importante é adquirir o hábito de se movimentar sempre.

 

4 – Descanso e pausas

Ter momentos de relaxamento (meditar é uma prática excelente!) e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde.

Com a vida corrida que muitas pessoas levam, esses momentos ficam cada vez mais escassos, mas eles são muito importantes e devem fazer parte dos hábitos saudáveis, ou seja, planeje tempo para eles.

Quanto ao sono, estipule a hora de ir para a cama com base no seu tempo de sono necessário para acordar bem no dia seguinte. E respeite esse horário todos os dias para garantir boas horas de descanso.

 

5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano

Procure seu médico para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Defina um mês em sua agenda, e a cada ano, naquele mês definido, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde.

Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida plena e feliz.

 

Via Família.com.br