É verão… Proteja-se!

Um verão de temperaturas altíssimas! Nas praias do Rio de Janeiro, por exemplo, 2015 começou com sensação térmica de quase 50º! Por isso, vale reforçar o alerta: cuidado com esses dias quentes e a exposição ao sol forte! De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, “os cânceres de pele são muito comuns no Brasil (25% dos tumores malignos diagnosticados), e a maioria ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta”. Para curtir o calor com saúde e segurança, confira algumas recomendações importantes do Dr. Dráuzio:

“Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10 e 15 horas. Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele, além de chapéu e roupas para se proteger.”

“Evite as queimaduras de sol, principalmente durante a infância e a adolescência, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol.”

“Procure um médico dermatologista com regularidade, se você tem pele muito clara, que fica vermelha facilmente quando exposta ao sol, e/ou histórico de câncer de pele na família.”

“Faça um autoexame de pele regularmente e observe se há alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma modificação. Não se esqueça de examinar também a palma das mãos, os vãos entre os dedos, a sola dos pés e o couro cabeludo.”