Depois do tom de rosa presente em monumentos de todo o país durante o mês de outubro, agora, a iluminação em azul alerta para conscientização masculina para a prevenção e os cuidados relacionados ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul também combate o preconceito de muitos homens que relutam em não fazer o exame preventivo.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), publicados pela Agência Brasil, o câncer de próstata é “o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença”. A matéria lembra ainda que é uma doença relacionada à terceira idade, “devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos” e alerta: “o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal”.
Vale lembrar que, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o dia 27 de novembro foi definido para ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer, “com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer”. Então, aposte no azul e participe ativamente da campanha de conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata.