Pesquisa Global Mostra a Importância das Oficinas de Automaquiagem na Confiança e Autoestima das Mulheres em Tratamento Oncológico

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / Pesquisa Global Mostra a Importância das Oficinas de Automaquiagem na Confiança e Autoestima das Mulheres em Tratamento Oncológico

Pesquisa Global Mostra a Importância das Oficinas de Automaquiagem na Confiança e Autoestima das Mulheres em Tratamento Oncológico

A Pesquisa Global com Participantes do Programa Look Good Feel Better 2018 avalia o impacto e a satisfação dos participantes com o programa. Em particular, a pesquisa avalia a extensão do impacto do programa na confiança e na autoimagem do paciente, com o objetivo de ajudá-lo a aprender a lidar com os efeitos colaterais e os aspectos traumáticos de um tratamento de câncer. Através de oficinas gratuitas oferecidas em 27 países em todo o mundo, pacientes com câncer aprendem técnicas de beleza para superar desafios com a aparência, como perda de cabelo, descoloração e ressecamento da pele e ganho ou perda de peso. No Brasil, o LGFB está presente por meio da parceria com o De Bem com Você – a Beleza contra o câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Os resultados da pesquisa deste ano, reuniram dados de mais de 10.000 mulheres em 11 países durante 2018, e indicam que o programa Look Good Feel Better impacta significativamente a autoimagem, autoestima e a confiança entre mulheres em tratamento oncológico e oferece valor tangível aos participantes. Com índices de satisfação dos pacientes acima de 90%, a grande maioria dos participantes recomendaria totalmente o programa para outras mulheres na mesma situação.

Como o programa Look Good Feel Better impacta a autoimagem e a confiança?
A Pesquisa Global com Participantes do Programa Look Good Feel Better 2018 obteve os seguintes resultados.

Um AUMENTO de 93% na confiança entre as mulheres depois de participarem do programa.

  • 48% relataram sentir-se muito confiantes ou confiantes antes de participarem de uma oficina, em comparação com 92% após participarem de uma oficina. No Brasil, a confiança após a participação na oficina é maior do que 96%.

Uma REDUÇÃO de 94% nos entrevistados que sentiam pouca ou nenhuma confiança em sua aparência após a conclusão do programa.

  • 26% relataram sentir-se pouco ou nada confiantes com sua aparência antes de comparecer a uma oficina, em comparação com menos de 2% (1,6%) após a participação na oficina. No Brasil 0,1% não se sentem confiantes com sua aparência /autoestima após participarem de uma oficina.

Quão importante é a aparência para a confiança e autoimagem?
De acordo com os resultados da pesquisa:

  • 90% dos entrevistados concordam ou concordam totalmente com a afirmação de que sua aparência os faz sentir-se mais confiantes. No Brasil a pesquisa obteve o resultado de 96%.
  • 96% dos entrevistados classificaram o programa Look Good Feel Better como muito importante ou importante na melhora da autoestima. No Brasil o resultado é de 96,4%.
  • 95% dos entrevistados indicaram que estavam satisfeitos com o que aprenderam através do programa Look Good Feel Better. No Brasil a satisfação é de 96,4%.
  • 94% dos entrevistados sentiram-se apoiados pelos outros participantes do programa, (mulheres que estão em tratamento oncológico). No Brasil esse sentimento de apoio aparece em mais de 96%.

Desde que o programa começou nos Estados Unidos em 1989, o Look Good Feel Better ajudou 2 milhões de pessoas em 27 países ao redor do mundo através de uma rede de afiliadas licenciadas pela Look Good Feel Better Foundation. Países anfitriões fora dos Estados Unidos incluem Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Polônia, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Uruguai. Globalmente, quase 14.000 voluntários doam seu tempo e talentos para o programa, que oferece mais de 23.000 oficinas por ano.

METODOLOGIA DE PESQUISA

A Pesquisa Global com Participantes do Programa Look Good Feel Better 2018 inclui mais de 10.000 respostas coletadas durante 2018 em 11 países: Austrália, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. As perguntas da pesquisa foram consistentes em todo o mundo e foram voluntariamente respondidas pelos participantes do programa após uma oficina da Look Good Feel Better. As respostas foram coletadas, compiladas e reportadas pela equipe do programa nos países participantes.

Para mais informações, visite lookgoodfeelbetter.org/worldcancerday.