Um projeto que transforma vidas!

Por Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC

Se você conhece ou já conheceu alguém em tratamento oncológico, sabe como é delicado o processo e como cada paciente lida de formas diferentes com a notícia e com o tratamento. Mas as mulheres, em especial, sentem-se mais ansiosas e inseguras com os efeitos colaterais causados pela quimioterapia e pela radioterapia, por isso a elevação da autoestima é um dos principais elementos para enfrentar essa batalha.

Nas oficinas de automaquiagem realizadas pelo “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, iniciativa coordenada pelo Instituto ABIHPEC do qual tenho a satisfação em presidir, o projeto tem entre suas missões mostrar que a maquiagem vai muito além de deixar as mulheres mais bonitas.

A maquiagem tem o poder transformador de proporcionar bem-estar, sorriso, autoestima e, como disse uma das pacientes após participar da oficina, de torná-las mais confiantes.

Psico-oncologistas e médicos que acompanham o nosso projeto nos contam que o fortalecimento emocional aumenta o comprometimento ao tratamento e, consequentemente, pode favorecer na recuperação. Inclusive, recentemente desenvolvemos em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e com a empresa Perception FlyFrog, um estudo que comprova o impacto positivo na autoestima das mulheres que participam das nossas oficinas de automaquiagem.

Hoje estamos presentes com o “De Bem com Você” em mais de 30 Instituições de Saúde espalhadas pelo Brasil, e atendemos cerca cinco mil pacientes por ano. Além disso, a maioria das participantes são do Sistema Único de Saúde (SUS) e essa é uma das nossas premissas: contribuir para que cada vez mais essas mulheres tenham acesso ao projeto.

Nas oficinas, cada participante ganha um kit com diversos produtos, como maquiagens, cosméticos e itens de higiene pessoal, doados pelas empresas patrocinadoras. As pacientes utilizam durante a ação, e ainda levam para casa como um presente para colocar em prática o que aprenderam nas aulas ministradas pelas maquiadoras voluntárias, profissionais fundamentais para a existência do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”.