Instituto ABIHPEC é parceiro da ONG Childhood Brasil pela proteção da infância

Instituto ABIHPEC é parceiro da ONG Childhood Brasil pela proteção da infância
Instituto ABIHPEC é parceiro da ONG Childhood Brasil pela proteção da infância

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem por objetivo conscientizar a sociedade quanto ao seu papel na prevenção deste crime que atinge cerca 4 crianças ou adolescentes a cada 1 hora no mundo, de acordo com dados da ONG Darkness to Light.

 

Desde 2017, o Instituto ABIHPEC é parceiro da Childhood Brasil, instituição dedicada a garantir a defesa dos direitos deste público. Resultante da parceria, o programa ‘Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes – Não Feche os Olhos Para Isso’, segue atuando por meio de campanhas informativas.

Uma das preocupações levantadas pelo projeto é o incentivo a denúncia. Estima-se que menos de 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados às autoridades, segundo dados da TIC Kids Online. O Ministério da Saúde aponta que 70% dos casos de estupro são de crianças e adolescentes.

 

“Precisamos estar atentos aos sinais”, alerta Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC. “O problema afeta crianças e adolescentes de diferentes classes sociais, gênero e raça e é importante observar possíveis mudanças bruscas de comportamento, ou que possa indicar algo fora do normal. Ouvir nossas crianças e procurar ajuda é o primeiro passo para a prevenção” comenta Viggiani.

 

De acordo com o último relatório da Childhood Brasil, vergonha e medo corresponde a 53% dos principais motivos para a vítima não denunciar os casos de violência sexual. Os dados também apontam que 64,8% possuem vínculo familiar ou são conhecidos da vítima.

 

“A nossa parceria com a Childhood Brasil tem como objetivo explicar como se dá o processo da violência, abuso e exploração sexual, apresentar os canais de denúncia e abordar o tema sempre de maneira séria e dando a devida importância”, comenta Claudio Viggiani.

 

Saiba mais em: https://institutoabihpec.org.br/pedofilia/ / https://www.childhood.org.br/

Denuncie: https://www.childhood.org.br/saiba-como-agir/denuncie/ | Disque 100 (Disque Direitos Humanos)

Doe: https://www.childhood.org.br/saiba-como-agir/doe/