Um dos 15 criminosos mais procurados pela polícia federal dos Estados Unidos foi preso, no final de fevereiro, no Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro. De acordo com reportagem do Estado de S. Paulo, o foragido da justiça norte-americana Victor Arden Bernard, 53 anos, foi encontrado em um condomínio de casas, localizado na praia de Pipa. Sob Bernard pesa a acusação de abuso sexual envolvendo 59 crianças de 12 a 13 anos.
Já em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um homem de 36 anos foi preso por suspeita de pedofilia. De acordo com reportagem da TV Record, replicada no portal R7, ele havia marcado “um encontro com uma adolescente de 13 anos, amiga de escola da própria filha dele. O encontro aconteceu num posto de combustível da via Dutra e foi monitorado pela polícia”. A reportagem destaca a atuação do pai da vítima que, ao descobrir o assédio, orientou a menina a gravar uma das ligações. “Em apenas um dia, o suspeito ligou para a adolescente dez vezes”, revelou a reportagem.
Agradecemos por sua coragem de nos contar um caso tão delicado.
O reconhecimento de situações de violência é muito importante para que se possa dar encaminhamento adequado, tanto para quem sofreu à violência como para quem a praticou. Esse acompanhamento também deverá ser extensivo à família visando o enfrentamento da situação e amenização do trauma e das demais consequências sociais, psicológicas e físicas decorrentes desta violação de direitos humanos.
O Instituto ABIHPEC não fornece atendimento direto à população ou acompanhamento dos casos, nem atua na responsabilização de agressores. Desde 1999, lutamos por uma infância e juventude livres de exploração e abuso sexual desenvolvendo programas regionais e nacionais junto a empresas, conscientizando a população sobre o tema e influenciando políticas públicas.
Recomendamos que procure o Ministério Público da Infância e Juventude do seu estado, a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente de sua cidade ou o Conselho Tutelar do seu município para solicitar auxílio.
Outras informações podem ser encontradas na seção “Informe-se e saiba como Agir” do nosso site.
Seguem contatos que achamos que podem ajudar neste processo:
PAVAS – Programa de Atenção à Violência Sexual
Dados para contato:
Endereço: Faculdade de Saúde Pública USP
Endereço: 03178-200, Av. Dr. Arnaldo, 925 – Sumaré, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061-7721
CEARAS – Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual / Instituto Oscar Freire/ FMUSP
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 115, Faculdade de Medicina da USP – Instituto Oscar Freire, Cerqueira Cesar
CEP: 05405-000 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3061 84 29
E-mail: cearas@iof.fm.usp.br
Site CEARAS
Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae
Endereço: Rua Ministro Godoy, 1484, Perdizes
CEP: 05015-900 São Paulo – SP
Telefone: (11) 3866 27 56 e (11) 3866 27 57
Email: cnrvv@sedes.org.br
Site Sedes