A importância da terapia para pacientes com câncer

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / A importância da terapia para pacientes com câncer

Dia 27 de agosto é o Dia do Psicólogo, e a data nos faz considerar a grande importância que este profissional pode ter na vida de pacientes com câncer e seus familiares. Receber o diagnóstico de câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta.

O que as profissionais confirmam é que cada indivíduo reage de uma forma diferente. Há os que passam pelas fases da negação, revolta, depressão e então a aceitação, e há os que processam muito bem a nova situação desde o início.

E assim como tratamento médico, o acolhimento psicológico é importantíssimo, apesar de pouco se falar disso, talvez por um resquício de preconceito que considerava fazer terapia coisa de “gente desequilibrada”.

 

Em que momento o acolhimento psicológico deve começar?

O acompanhamento por parte de um psicólogo deve começar assim que a pessoa recebe o diagnóstico. Procurar apoio é fundamental – seja da família, dos amigos, da equipe hospitalar ou até mesmo em plataformas especializadas em psicologia à distância.

O mais importante, entretanto, é a pessoa a ser apoiada querer ser ajudada. Como ajudar a levantar uma pessoa que não estende a mão para ser puxada? Para haver ajuda é necessário haver diálogo e abertura por parte do paciente/familiar a ser apoiado.

Ou seja, pacientes, familiares e amigos precisam saber que há ajuda profissional e que eles podem se beneficiar imensamente desse tipo de auxílio. Não sofra sozinho e não deixe as pessoas ao seu redor sofrerem, há pessoas querendo ajudar. Basta haver o encontro.
Via Vittude