O poder dos relacionamentos no tratamento do câncer

Home / De Bem com Você - A Beleza Contra o Câncer / O poder dos relacionamentos no tratamento do câncer

Como você pode imaginar, relacionamentos felizes e boas comunicações são vitais para as mulheres que estão lutando contra o câncer. A gente sabe, também, que esses mesmos aspectos podem prevenir e manter seu corpo e mente longe do câncer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade vida como a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Dentro desse conceito podemos entender a qualidade de vida como algo subjetivo que pode ser avaliado pela própria pessoa. E no caso das mulheres pacientes de câncer, essa avaliação dependente de uma série de fatores percebidos somente por ela mesma, como funcionamentos físico e psicológico, convivências sociais, experiências espirituais e estímulos próprios criados a partir da mente da própria pessoa.

E bons relacionamentos são parte da qualidade que vida que todas nós queremos ter, não é mesmo?

Mas a qualidade de vida de uma pessoa depende muito da forma como ela enxerga a vida – e claro que a maneira como o câncer vai evoluir ou regredir tem uma influencia muito grande neste caso. Os relacionamentos afetivos ajudam de forma muito positiva dentro desse processo por vezes doloroso e longo.

Convívio familiar

Um estudo publicado pela American Heart Journal, demostrou que pacientes casadas ou amparadas pela família tiveram resultados melhores após tratamentos ou cirurgias do que pacientes solteiras ou solitárias. Ainda considerando fatores de risco como tabagismo, colesterol alto ou histórico família, os pacientes que tinham bons relacionamentos e estímulos externos tinham duas vezes menos probabilidade de morrer ou apresentar quadros negativos do que pessoas que não se encaixavam nesse perfil.

Outro estudo dessa vez publicado pela Journal of Oncology, mostrou que, além de resultados visivelmente melhores, as pacientes apoiadas pelos maridos, familiares ou amigos, tendem a ter a doença diagnosticada em estágios mais precoces ampliando a chances de sucesso do tratamento.

Companheirismo e as boas relações também fazem parte desse conjunto de ações que contribuem para prevenção ou tratamento da doença. Então independente do câncer, cultive boas amizades, faça bons relacionamentos ame quem está sempre ao seu lado.

Via Alivita